Mapeando o manifesto: Democracia cultural, Comunidade e Território

Debate
15 de Abril, às 18h30, no Zoom
Com ondamarela (Ana Isabel Bragança e Ricardo Baptista), António Pedro Lopes e Joana Fernandes
Moderação: Maria Vlachou
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa: Ana Isabel Francisco e Dalila Reis (estagiárias)
Colaboração: Coffeepaste 

A reflexão, o debate e a partilha de ideias, de práticas e de experiências em torno das políticas, da acessibilidade e da democracia cultural são essenciais à actividade das Periferias Centrais. Quatro vezes por ano, teremos um debate com convidados externos ao grupo, mapeando os vários pontos do nosso manifesto.

Este primeiro debate centrar-se-á nas ideias de comunidade, território e democracia cultural, no seguimento da entrevista realizada com a ondamarela e publicada no nosso blog.

Que práticas poderão levar a novas centralidades? Que visão temos do território? O que é comunidade? Que responsabilidade assumimos quando desenhamos estratégias para um território, para uma comunidade?

O debate será também gravado e disponibilizado pelo Coffeepaste no dia 19 de Abril, em formato podcast.

Notas biográficas

António Pedro Lopes é atualmente o diretor artístico da candidatura de Ponta Delgada – Açores 2027, a Capital Europeia da Cultura. Co-fundador e diretor artístico do festival de música e arte Tremor (São Miguel) e co-fundador e curador do festival de artes FABRIC (Fall River). Nos últimos anos, colaborou igualmente com o Festival A Porta, em Leiria, co-criou o centro cultural móvel MAPAS, e trabalhou em todas as criações da artista e colecionadora Raquel André. Como artista de dança e teatro, apresentou-se em todo o país, Europa, Ásia, Austrália e Américas em espetáculos, residências artísticas e workshops, e, enquanto curador e agitador cultural, dirigiu festivais e eventos artísticos em Portugal e na Europa, nos contextos da dança contemporânea, artes performativas e música. Move-lhe o afeto, a construção de uma comunidade, a colaboração, a possibilidade de experimentação, a criação de espaço para o outro. Os seus projetos foram acolhidos pelo Teatro Nacional São João, Culturgest, Teatro Pradillo, Theatre de La Cité Internationale, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, entre muitos outros lugares.

Joana Meneses Fernandes é coordenadora executiva da Candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 e assegurou as mesmas funções na iniciativa Braga Cultura 2030 – Estratégia Cultural de Braga 2020–2030. Foi gestora de projetos e gerente da Opium, empresa especializada em consultoria no setor cultural. Nessa qualidade e entre muitos outros, foi responsável pela candidatura de Braga à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no campo das Media Arts; coordenou o projeto expositivo da Casa da Memória de Guimarães, legado da Capital Europeia da Cultura 2012; foi coordenadora geral do Manobras no Porto; coautora do Estudo Macroeconómico para o Desenvolvimento de um Cluster das Indústrias Criativas na Região Norte e do Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial. É licenciada em Arte e Património pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto onde também obteve o grau de Mestre em Gestão do Património Cultural.

A ondamarela encontra nas pessoas e nos lugares a inspiração para o desenvolvimento de projetos artísticos, sociais e educativos. Acreditamos que a criação de novas abordagens aos lugares e à sua cultura, assim como a promoção da participação efectiva das populações na actividade artística, são a chave da produção e disseminação de conhecimento e reflexão, essenciais à democracia. Com o nosso trabalho pretendemos desenvolver uma acção artística e cultural aberta à participação activa de todos, independentemente da sua bagagem social, artística ou académica.  Trabalhamos em comunidades muito diversas, com muitas soluções diferentes: programação, performance, objectos de mediação, exposição/instalação, pensamento/reflexão.

Maria Vlachou é directora executiva da Acesso Cultura e autora do blog Musing on Culture.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s